Videos de eventos

POR QUE É INTERESSANTE FAZER UM VÍDEO INSTITUCIONAL ANTES DO EVENTO?

Com certeza você já deve ter visto milhares de vídeos institucionais por aí. Aliás, essa é uma das primeiras coisas que fazemos quando precisamos descobrir mais sobre uma empresa ou um cliente. Nos dias de hoje, onde tudo está conectado, é fundamental mostrar para o seu público-alvo, utilizando todas as formas de mídia disponíveis, qual é o seu negócio, o seu histórico, a sua expertise.

E por que o vídeo é uma ferramenta interessante para se usar antes (e até mesmo durante) de um evento? Um post no Facebook ou no Twitter fica datado, o volume de informação que corre nas redes sociais é tão grande que o impacto no público-alvo não dura mais que 10 minutos. Mas o vídeo explora um dos nossos cinco sentidos e mexe também com as emoções.

Se você está organizando ou participando de uma feira ou evento, sabe que o que os expositores mais querem nesse momento é chamar a atenção, fisgar possíveis clientes e apresentar seus produtos e serviços. Uma das ferramentas que as grandes empresas têm utilizado para se destacar são estandes ou plataformas multimídia, aliando tecnologia e criatividade.

Os vídeos aumentam muito a chance de um estande ser visto durante um evento e, antes do evento em si, despertam o interesse e o emocional do público-alvo. Mas não é só fazer o vídeo, é preciso trabalhar com ele de maneira estratégica e pensar na forma como ele é apresentado.

VÍDEO INSTITUCIONAL

O vídeo institucional mais comum, mais tradicional é aquele onde são apresentadas informações resumidas da empresa, sua história, diferenciais, principais características, serviços, missão, visão e valores. De todos os formatos existentes, talvez esse seja o que mais agrega valor ao conceito da marca da empresa ou do evento.

Mas existem atualmente vídeos com abordagem mais moderna que contam sempre com um início mais envolvente, chamando a atenção da audiência para uma dúvida, uma pergunta ou problema e, em seguida, apresentando a solução. Esse tipo de vídeo também apresenta o evento ou a empresa de forma completa, porém com um estilo mais moderno.

E, por fim, existem os vídeos institucionais conceituais que cabem muito bem antes de um evento, pois aqui o importante é o conceito, a razão de existir. Geralmente se usa um recurso conhecido como storytelling, imagens de impacto ou mensagens emotivas. Às vezes não existe nem locução, a ideia é passar o conceito apenas através de imagens ou de uma história.

Independente do tipo de vídeo que se decida usar, ser criativo faz muita diferença, portanto pense também em como apresentá-lo antes e durante o evento.

EXPLORE DIFERENTES FORMATOS

Lembre-se de que as pessoas, em geral, adoram compartilhar vídeos com os quais se identificam ou que se sintam felizes em ver. O vídeo institucional bem feito, criativo e bem divulgado vai aumentar o tráfego orgânico ao site por meio do compartilhamento viral nas redes sociais.

Procure trabalhar com formatos diferenciados, conceituais, emocionais na produção de um vídeo institucional. E, se isso não for possível, explore diferentes formatos de exibição. A forma mais comum de exibição de vídeo em eventos é deixá-los em background, sem áudio e, nesse caso, é interessante investir em uma edição mais dinâmica com o uso de lettering, animações ou depoimentos com legendas.

Outra opção é a projeção no cenário, pois o vídeo se torna parte da decoração do evento. É um formato que funciona bem para apresentar mecanismos complexos, inovações e grandes máquinas. Como as atenções estarão voltadas para a projeção, é interessante deixar alguns elementos do cenário “animados”.

E se você quiser algo ainda mais inovador, invista em vídeos interativos que funcionam super bem para compartilhamento em tempo real. O conteúdo pode ser exibido em telas e também via aplicativos em celulares e tablets ou algumas mensagens podem ser gravadas durante o evento, depoimentos adicionados ao vídeo institucional. Essa é uma estratégia que requer mais planejamento e tecnologia, mas funciona muito bem!