A sua missão é contratar o palestrante ideal para um evento corporativo? Não se desespere, temos algumas dicas que podem ajudá-lo a acertar na escolha e concluir essa tarefa com sucesso.
DEFININDO O PERFIL DO EVENTO
Esse é o primeiro passo para acertar na escolha do palestrante. Qual é o perfil do evento? Qual é o público-alvo? Faça um levantamento das características de quem vai assistir a palestra, qual a idade deles, formação, expectativas, o objetivo da empresa com a palestra. A empresa quer motivar? Ou quer fomentar negócios? Tudo isso vai facilitar a sua busca pelo melhor profissional para o evento, pois tendo em mente esses detalhes você vai conseguir encontrar o palestrante que melhor se adequa ao perfil do cliente.
PESQUISE A HISTÓRIA DO PALESTRANTE
A partir do perfil do evento, você já consegue fazer uma lista com alguns nomes de profissionais que têm tudo a ver com o que o seu cliente quer. Agora é a hora de definir entre esses nomes, qual é o mais adequado. Para fazer isso com segurança, pesquise tudo o que puder sobre eles, afinal eles têm uma grande responsabilidade nas mãos. Consulte sites, redes sociais e tente conversar com outras empresas que já os contrataram, assim você vai ter um histórico bem completo de como é trabalhar com eles e qual vai atender as suas expectativas.
ASSISTA AOS VÍDEOS DO PALESTRANTE
Um bom ponto de partida para conhecer como é o trabalho de um palestrante é ver os vídeos dele na internet. Se ele não tem vídeos, perde pontos importantes no seu processo de decisão. Os vídeos vão te ajudar a ver como é a atuação dele diante das câmeras, qual é o conteúdo que ele aborda, quais os temas que ele já trabalhou e se a forma que ele se comunica está alinhada com a empresa. Existem palestrantes que possuem uma pegada mais descontraída, outros usam termos de baixo calão… tudo isso tem que ser levado em consideração.
TENTE PARTICIPAR DE UMA PALESTRA DESSE PROFISSIONAL
Ok, você reduziu suas opções ao fazer a pesquisa do histórico do palestrante e ao ver os vídeos dele na internet. Agora, se possível, veja como ele se sai diante de uma plateia de verdade. E tenha em mente que, mesmo que ele mande muito bem diante das câmeras, pode ser que ele não tenha aquilo que você precisa para agradar o público do seu evento. Troque informações com os outros participantes, veja o que as pessoas gostaram e o que elas não gostaram, descubra novos olhares sobre o profissional.
PROCURE O MELHOR DENTRO DO SEU ORÇAMENTO
Tenha em mente que é impossível oferecer um trabalho excelente quando o orçamento é apertado, portanto se concentre em encontrar o melhor palestrante que você pode comprar com o dinheiro que você tem em mãos. Grandes palestrantes possuem experiências diversas, um currículo de peso e isso tudo reflete no preço que eles cobram pelo seu trabalho. Partindo do quanto você pode gastar você já vai ter um bom norte para procurar o profissional que se encaixa no seu evento.
É bem comum que algumas celebridades e pessoas conhecidas nas grandes mídias se tornem palestrantes por serem pessoas com destaque em suas áreas de atuação. É preciso ter atenção também com esses profissionais, alinhar o discurso e evitar gafes. Existem algumas histórias de um palestrante célebre que citou a marca concorrente da empresa contratante durante a palestra. Nem preciso dizer que foi uma bela saia justa. E esses são os palestrantes que possuem os cachês mais altos do mercado. Vale ter atenção redobrada e trabalhar forte com a equipe do contratado para dar tudo certo no final.