O marketing empresarial e as suas estratégias estão cada vez mais em evidência no mundo corporativo e os motivos são os mais diversos.
Houve uma época em que as empresas enxergavam os recursos financeiros destinados ao marketing como um custo e não como um investimento.
Esse tipo de visão era extremamente nocivo para as corporações que viam o marketing como uma ferramenta de vendas e não o contrário. Porém, com o surgimento do cliente 2.0 e a sua consequente evolução para o cliente que está cada vez mais ligado em tecnologia e redes sociais, tornou-se imprescindível investir em marketing digital e estratégias de marketing empresarial.
O envolvimento e o comprometimento dos colaboradores da empresa são fundamentais para que os objetivos de marketing sejam atingidos, por isso o planejamento de ações e estratégias deve sempre levar em consideração o público interno e como ele será impactado.
Um dos grandes objetivos do marketing empresarial é, sem dúvida, aumentar as vendas. Se a empresa não vende, ela não gera receita e não tem como se manter no mercado. Por isso, as ações do planejamento de marketing, mesmo que sejam voltadas para relacionamento, têm como objetivo final manter a sua base de clientes comprando e, ao mesmo tempo, trazer novos compradores potenciais.
Mas como fazer isso? Como aumentar o fluxo de compras de um produto ou serviço? Essa pergunta não é fácil de ser respondida, deve-se levar em consideração muitos aspectos, mas uma coisa é certa: é possível gerar mais receita para uma empresa investindo em eventos de qualidade.
Como aumentar as vendas de uma empresa com um evento?
Um evento bem planejado e bem executado, por si só, é uma grande oportunidade de trazer visibilidade para qualquer empresa e gerar negócios que aumentem as vendas. Porém é possível maximizar o retorno investindo em algumas estratégias.
Eventos de degustação
Se o negócio da empresa gira em torno de produtos alimentícios ou bebidas, um evento de degustação vai ajudar a apresentar a marca para futuros clientes e também vai reforçar o posicionamento da marca para aqueles que já a conhecem.
Na hora de elaborar a lista de convidados, a sua linha de raciocínio deve ser extremamente estratégica, pois o objetivo aqui é gerar o máximo de divulgação possível. Inclua na listagem pessoas influentes, formadores de opinião e personalidades ligadas ao produto e que tenham condições de se comunicar com um grupo grande de pessoas. Assim a mensagem que você deseja passar vai chegar a um universo maior de potenciais clientes.
Feiras
Feiras, seminários e festivais são ótimos lugares para que a equipe de vendas faça networking, é bom para aumentar a visibilidade da marca da empresa e também gera novas oportunidades de vendas. Centenas de pessoas vão passar pelo stand à procura de informações, brindes e até mesmo de um cafézinho. É aí que a equipe de plantão aborda esse público expondo os produtos e fechando negócios.
É importante saber quem mais estará presente para identificar possíveis clientes e parceiros e tentar agendar reuniões rápidas que possam trazer bons negócios para ambas as partes. Nesse tipo de evento é essencial que a equipe esteja afiada e preparada para tirar qualquer dúvida que possa existir.
Sentimento de autoridade
O sentimento de autoridade é uma das armas de persuasão das quais o marketing se utiliza para gerar uma percepção de valor aos produtos. O ser humano tem um forte senso de obediência às autoridades e isso é muito bem explorado em eventos presenciais. Em um evento é possível destacar uma autoridade em determinado assunto que vai trazer credibilidade para a empresa e… gera novas vendas!
Como você pode ver, eventos são ótimas estratégias para aumentar as vendas e que devem fazer parte do pacote de ações do marketing empresarial. Se quiser obter mais informações sobre como organizar um evento de sucesso, fique de olho nos nossos artigos.