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COMO CRIAR EVENTOS DE TREINAMENTO CORPORATIVO PARA SEUS FUNCIONÁRIOS

Uma das grandes demandas de empresas de todos os portes é a capacitação do seu quadro de funcionários de maneira efetiva.

E não pense que isso é tarefa fácil. Existem soluções e técnicas aos montes confundindo a cabeça não só de gerentes, mas também de produtores de eventos.

Apesar de ser um desafio, criar um evento de treinamento corporativo não é um bicho de sete cabeças. É preciso pensar em cada detalhe para que os participantes tenham uma experiência enriquecedora e consigam crescer pessoal e profissionalmente. Dá uma olhada nas dicas que preparamos no artigo de hoje para preparar um evento matador.

1- INVISTA EM UM EVENTO HÍBRIDO

A tecnologia já não pode mais ser ignorada quando o assunto é capacitação, portanto utilize-a a seu favor sempre. Elabore um treinamento híbrido, ou seja, do tipo que tem participantes presenciais e online ao mesmo tempo. Essa já é uma realidade no mercado corporativo. E trata-se de um tipo de evento muito eficiente para empresas que possuem escritórios em locais diferentes. Para isso você só precisa transmitir a palestra ou o curso por streaming enquanto os times que estão em outras localidades se reúnem em salas conectadas com a internet.

2- CONTEÚDO AUDIOVISUAL DE QUALIDADE

Nenhum treinamento hoje consegue prender a atenção dos participantes sem um material audiovisual de qualidade. Os conteúdos nesse formato são absorvidos mais facilmente pelos colaboradores e, no final, se transformam em um patrimônio digital exclusivo da empresa, pois ficam armazenados e podem ser consultados a qualquer momento.

3- INTERAÇÃO E EMPATIA

Treinamentos corporativos não podem ser uma via de mão única. É preciso que o organizador se coloque no lugar dos participantes para entender qual o melhor direcionamento do palestrante e do conteúdo a ser passado. É preciso identificar as necessidades dos colaboradores, o que precisa ser aprimorado, qual conteúdo ele precisa adquirir para se sentir mais motivado. Além disso, ele precisa interagir durante o processo de aprendizagem. Ser apenas um receptor de informações não vai transformar essa capacitação em algo produtivo.

4- EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS

Ainda seguindo a linha de raciocínio de interação e empatia, pense no seu evento como uma forma de promover uma experiência imersiva para os colaboradores da empresa. Que tal tirar todo mundo da sua zona de conforto e também da tradicional sala de treinamento? Você pode organizar uma atividade de trabalho voluntário, alguma prática esportiva (radical ou não) ou até mesmo uma aula de culinária onde os funcionários vivenciem metáforas da vida real que exigem posturas muito semelhantes àquelas que eles devem apresentar no seu cotidiano dentro da empresa.

5- JOGOS

O termo mais usado é gamificação, ou seja, a aplicação do mecanismo e do raciocínio de criação de jogos em atividades de treinamento e capacitação. A Samsung foi uma das primeiras empresas a incorporar o conceito fazendo com que clientes e colaboradores possam competir por emblemas, pontos e outras recompensas ao assistir a vídeos, comentar artigos e analisar produtos. Esse formato de aprendizagem faz com que a equipe se sinta mais ligada ao trabalho que desenvolve, facilita a percepção de seus pontos fracos e faz com que ela se sinta recompensada pelos seus esforços. A gamificação também ajuda a aumentar a coletividade, o trabalho em equipe e diminui as diferenças levando todos a se esforçarem para alcançar um único objetivo.

Ao final de qualquer capacitação, disponibilize materiais extras e aplique sempre uma pesquisa de opinião. Sugestões de melhorias e críticas vão te ajudar a aplicar treinamentos corporativos cada vez mais assertivos e criativos. Além disso, reforça a ideia de que a equipe está sendo ouvida e que suas necessidades são levadas em consideração. Mãos à obra!