Comemoração de executivos

APLIQUE AÇÕES DE ENDOMARKETING CORRETAMENTE PARA COLHER RESULTADOS

Endomarketing é um termo que, embora não tão atual, começou a aparecer nas empresas apenas nas últimas décadas – sendo, por muitas, ainda ignorado e, por algumas, mal feito.

Mas você sabe como as ações de Endomarketing funcionam? Para que serve e de que forma nos beneficiam? Confira a seguir e veja como aplicar estas ações de forma a colher os melhores resultados.

O QUE É ENDOMARKETING E PARA QUE SERVE?

Se você der um “google” rapidamente encontrará inúmeros artigos sobre isso e até nós mesmos por aqui já tratamos deste tema. Mas para quem está chegando agora, quero contextualizar o termo de forma rápida e simplificada.

Endomarketing é um conceito em constante evolução, cujo papel é promover a integração interna de uma empresa através de ações de marketing. É como uma estratégia de marketing voltada para dentro.

As ações, portanto, são os meios de se fazer endomarketing. Para que isso funcione efetivamente e traga bons resultados (a seguir falaremos especificamente disso) é preciso duas coisas:

1- Boas ações – conectadas com a realidade da empresa, com o perfil dos colaboradores e com os recursos disponíveis.

2- Boa execução – como tudo o que é bom, de nada adianta se for mal feito, certo? Com o Endomarketing isto é praticamente lei. Você precisa deixar o trabalho em mãos profissionais e contar com equipes multidisciplinares para obter sucesso.

E O QUE SÃO BONS RESULTADOS DE ENDOMARKETING?

Era aqui que eu queria chegar!

Para tudo o que aplicamos nosso empenho e recursos, esperamos os melhores resultados… Mas o que seria isso para o Endomarketing se ele é tão novo que nem mesmo todas as empresas aplicam?

Se as ações forem bem feitas, os resultados são tantos que começam em um simples bom humor da equipe até os números do faturamento subindo progressivamente.

Veja uma rápida lista de benefícios:

– Funcionários motivados

– Equipes seguras e alinhadas

– Aumento da produtividade

– Melhora no relacionamento

– Aumento da aceitação em condições adversas (como trabalhar entre feriados ou dias exaustivos)

– Aumento do índice de permanência dos funcionários (menos pedidos de demissão)

– Aumento do faturamento

Com todas essas vantagens, agora é a sua vez de agir. Veja como aplicar ações de Endomarketing de maneira a colher os melhores frutos!

3 DICAS PARA APLICAR CORRETAMENTE AÇÕES DE ENDOMARKETING

Não há um grande mistério nisso, mas é preciso ter bastante atenção no planejamento para que as ações surtam o efeito esperado e mantenham a motivação crescente no ambiente de trabalho.

Mas é só seguir essas 3 dicas e tudo vai correr muito bem!

  • O tamanho da empresa tem total relação com o tipo de ações e com a forma que você vai aplicar. Em uma empresa de grande porte é possível que você tenha recursos de uma matriz ou algo do gênero, o que nem sempre está próximo de você. Nesses casos, siga as orientações fielmente, mas procure dar um toque local para que a sua equipe sinta que há algo ali que foi exclusivamente pensado para ela. Já no caso de empresas de médio porte ou pequenas, até você vai organizar as ações ao alcance dos recursos aprovados, então gaste um bom tempo no planejamento.
  • Conte com ações reserva em seu planejamento para o caso de alguma coisa muito boa não ser aprovada em último momento. Isso sempre pode acontecer numa corporação e as razões são muitas, principalmente financeiras. Faça a defesa de cada ação pensada para tentar angariar a simpatia da coordenação, mas não se preocupe se algo não for adiante, há sempre momentos para tentar no futuro.
  • Pense em benefícios financeiros sempre, mas se não for possível, dê algo aos funcionários. Eles, quando em maior número, conseguem dimensionar melhor o interesse da empresa quando há dinheiro ou prêmios envolvidos. E não adianta utilizar vale refeição ou transporte como ação de endomarketing, os prêmios ou valores precisam ser realmente extras, como bônus para mães que acabaram de sair da maternidade, sorteio de prêmios às segundas-feiras, etc.

Fique atento e daremos mais dicas sobre como aplicar essas ações de endomarketing e garantir que elas tenham os melhores resultados. Fique de olho!